Se pudesse escolher a 8ª vela, qual seria?

Amigos e irmãos,

Este é meu primeiro post no Caí de para-quedas. Por isso, vai uma breve apresentação: participei intensamente de meu capítulo como demolay ativo por quatro anos; há dois, recebi a maioridade. Foi um período “curto”, mas o suficiente para receber as lições mais importantes de minha vida. Atualmente estou morando em outra cidade, mas ainda sou membro do conselho consultivo e apareço por lá em algumas reuniões. A partir de agora, serei O Fiel.

Ainda com receio de escrever, ou até mesmo por estar um pouco enferrujado disso, vai um texto que fiz há algum tempo – foi meu teste de admissão para o Caí de para-quedas.

Se pudesse escolher a 8ª vela, qual seria?

Se pudesse ser escolhida uma nova virtude, qual seria? Seria possível achar a oitava virtude para complementar os princípios que recebemos em nossa passagem pela Ordem DeMolay?

Ao pensar nas minhas experiências como DeMolay, os capítulos e conventos visitados, os congressos participados, os ensinamentos recebidos, as amizades conseguidas… tudo mostra que, desde o seu início, as virtudes da Ordem permanecem cumprindo seus significados e objetivos.

A virtude do Amor Filial ensina a reconhecermos a dedicação que nossos pais tem por nós. A Reverência pelas Coisas Sagradas mostra que as crenças individuais são os nossos motivos para viver. A vela da Cortesia faz-se presente num sorriso, num abraço, num aperto de mãos.

O Companheirismo é essencial para que possamos enxergar-nos como verdadeiros irmãos. A Fidelidade sela nossos juramentos e compromissos. A Pureza traz a tona quem realmente somos. O Patriotismo gera o amor por nossa terra.

Acho que não seria possível encontrar a oitava vela. As sete virtudes e os três baluartes formam um conjunto perfeito de símbolos. A filosofia da Ordem DeMolay foi assim criada e não existem lacunas a serem preenchidas – ela está completa!

Abraço a todos!

10 Comentários

  1. bom texto….bom para pensar e filisofar sobre a ordem… tenho certeza que esse texto pode emocinar mto irmaos….como eu!!!

  2. Por um momento achei que iria surgir uma nova cor no arco-iris.
    Mas concordo não precisa mudar o que esta perfeito!
    Parabéns!

  3. Essa de 8ª vela é mais velha que a bisa do James (ou Jácobo) DeMolay…

    Que tal: 8ª Virtude: Botar as outras sete pra funcionar.

    P.S.: Prezado Matheus, o que não se move, morre estagnado. Não existe ordem, mas um caos sob controle. Sem esse caos a gente não vive, não busca, não ambiciona. O “perfeito” não é uma afirmação coletiva. Fuja dessa armadilha.

    A fome é um tipo de caos; a barriga cheia é a ordem. Quando a pança ronca, é o caos botando as garrinhas de fora. Sem esse caos a gente morreria de inanição.

    Daí a gente bate uma feijoada e reestabelecemos a ordem (ou domanos o caos tempoarariamente).

    Por isso “Ordem e Progresso” são coisas incompatíveis. MAs isso é outra história…

  4. DinaMo,

    Faz um texto pro Salto do Leitor sobre esse tema: “Ordem e Progresso”. Acho que seria uma boa…

  5. Welcome, Fiel!

  6. Ou então um strogonoff, né, DinaMo? 😀

  7. Amoroso, obrigado.

    DinaMO, concordo que a estagnação causa a “morte”. Mas não concordo que seja necessário que as coisas mudem, e sim nosso modo de pensar.
    As virtudes podem continuar as mesmas por 100, 500 ou 1000 anos… a percepção e a interpretação é que mudam.
    Faça o texto para o Salto do Leitor.. seria uma boa mesmo.

    Matheus, pode ficar despreocupado.. isso não vai acontecer.. uahhau

    Marcelo, valeu!

  8. Caro amigo Dinamo!
    Eu como PROFANO E NÃO CONHECEDOR DE TODOS OS “segredos” DA ORDEM PEÇO DESCULPAS POR ENTRAR EM CONFLITO COM SEU MODO DE PENSAR!

    MAS EU COMO PROFANO E CONHECEDOR DA existência DA ORDEM CREIO QUE ELA É PERFEITA!

    NÓS SERES HUMANOS QUE SOMOS IMPERFEITOS E SEMPRE BUSCAMOS A PERFEIÇÃO, MAS CLARO PODE SER QUE DAQUI UNS 100, 500 OU 100 ANOS SEJA NECESSARIO A CRIAÇÃO DE UMA NOVA VIRTUDE?!

  9. Ir.
    uma vela que poderia ser colocada a mais seria a HUMILDADE, e no meu ponto de vista, seria a Primeira Virtude, pois sem humildade, nenhuma dessas 7 velas funcionariam (a teoria delas é perfeita, mas como os seres humanos que tentam fazer delas o melhor, nao alcançam a perfeição), exigiria uma humildade anterior para poder melhorar mais ainda essas Virtudes.

  10. seria a caridade.


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s