Filosofia DeMolay ou balela???

Fonte de inspiração: lista de discussões do Yahoo!Grupos… viva à elas…

Há um debate em uma das listas que faço parte sobre se a filosofia da Ordem DeMolay combina com a filosofia de outras filósofos… primeiro passo foi refletir sobre o que entendo de filosofia… segundo passo foi ler os comentários diversos… primeira conclusão: não sei muita coisa de filosofia (quase nada)… segunda conclusão: muito se fala, pouco se sabe e muito se divaga sobre o que é Ordem DeMolay…

Dad Land deve estar se revirando no túmulo (desculpem o termo chulo) de tanto falaram da Ordem que ele criou. E falarem mal… Querem DeMolays perfeitinhos, mas eles nunca existiram. Querem que todos sejam sempre corretos e não são corretos por conta própria… isso é filosofia DeMolay???

Os bons quase nunca são bem recompensados… os maus quase sempre são recompensados com o que eles tanto querem: poder. E quando chegam nele, esquecem que um dia já foram bons. Ou quando não chegam, pregam a desobediência civil ou a inadimplência geral… É isso que fazemos? É isso que devemos fazer?

Respondam antes que eu pegue minha trouxinha e, depois de ver na tela game over, me retire para o enclausuramento de quem não entende nada da vida, da Ordem DeMolay e nem do mundo…

Anúncios

7 Comentários

  1. Prefiro não comentar sobre o mérito da questão… Estou(ainda, espero) do lado de fora…
    Amoroso, a filosofia não é em si acadêmica… Veja o nosso Aurélio:

    FILOSOFIA
    [Do gr. philosophía, ‘amor à sabedoria’.]
    S. f. Filos.

    Estudo que se caracteriza pela intenção de ampliar incessantemente a compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la na sua totalidade, quer pela busca da realidade capaz de abranger todas as outras, o Ser (ora ‘realidade suprema’, ora ‘causa primeira’, ora ‘fim último’, ora ‘absoluto’, ‘espírito’, ‘matéria’, etc.), quer pela definição do instrumento capaz de apreender a realidade, o pensamento (as respostas às perguntas: que é a razão? o conhecimento? a consciência? a reflexão? que é explicar? provar? que é uma causa? um fundamento? uma lei? um princípio? etc.), tornando-se o homem tema inevitável de consideração. Ao longo da sua história, em razão da preeminência que cada filósofo atribua a qualquer daqueles temas, o pensamento filosófico vem-se cristalizando em sistemas, cada um deles uma nova definição da filosofia.
    2. Conjunto de estudos ou de considerações que tendem a reunir uma ordem determinada de conhecimentos (que expressamente limita seu campo de pesquisa, p. ex., à natureza, ou à sociedade, ou à história, ou a relações numéricas, etc.) em um número reduzido de princípios que lhe servem de fundamento e lhe restringem o alcance: 2
    3. Conjunto de doutrinas de uma determinada época ou país, ou sistema constituído de filosofia: 2
    4. Conjunto de conhecimentos relativos à filosofia, ou que têm implicações com ela, ministrados nas faculdades.
    5. Tratado ou compêndio de filosofia.
    6. Exemplar de um desses tratados ou compêndios.
    7. Razão; sabedoria: 2
    8. Bras. Pop. Modo de pensar: 2

    Assim, estas filosofando agora… Divagar é filosofar… A pergunta é o primeiro passo para as respostas…
    Na verdade o que parece ser regra do ser, é apenas a base para construção das nossas convicções… A magia esta aí…

    • iniciei em 2006, e abracei a causa de verdade como muitos outros irs, porem muitos iniciam apenas por capricho, e saem por ai dizendo pra todo mundo que faz parte da ordem, e ao inves de estudarem e praticarem os principios e deveres da ordem preferem beber e agir como delinquentes …… é fato não conhecer a fundo os candidatos mas isso sempre vai acontecer. o que acaba tendo essas opinioes onde é generalizada toda a ordem por culpa de uns poucos (muitos, a grande maioria) que não levam a serio a ordem.

  2. Nem todo mundo que entra na faculdade de física se forma, no DeMolay não é diferente. Há só uma diferença para o caso da faculdade: o DeMolay é quem se julga, ele dá-se a nota que bem entende e, muito raramente, é reprovado por outros, visto que muitos outros também dão-se “notas” superiores às devidas..

  3. Puxa, bela reflexão.

    São desses resgos de LUZ que a ODM precisa. Alguém que a PENSE! Mas de uma forma CONSTRUTIVA, CRIADORA.

    Mas um pensar prático, sem a baboseira de comparar com Sartre, Descartes, Bohn, Konder e outros neuro-privilegiados.

    Que alguém crie uma “Escola do Pensamento (ÚTIL!!) DeMolay” e eu me matriculo nela.
    iizabo@gmail.com

  4. O que temos é isso mesmo.

    Inevitavelmente a Ordem será um reflexo dos que dela participam. Mas muito mais que filosofia, questões práticas envolvem o problema mais do que se imagina. Porém, a filosofia, a busca de conhecimento, é a base e a sustentação de todo o resto, então, me parece que é correto afirmar que falta filosofia dentro da Ordem DeMolay, não no sentido de se estudar os pensadores famosos (que, me desculpem, é muito útil aliás, vez que não poucas vezes eles já formularam etsruturas lógicas de um pensamento que pode servir de apoio para nossos próprios pensamentos algumas vezes muito semelhantes aos deles – só que eles pensaram muito à fundo, nós não) mas no sentido de verdadeiramente buscar conhecimento e colocar em prática isso.

    A luta da Ordem deve ser contra o materialismo, isso eu não tenho dúvida. E quão difícil é dizer isso para os jovens!!!!!! Que falta de coragem que eles tem de assumir as rédeas de si mesmos e pararem de querer “ter” para então buscar SER. Vocês precisam concordar comigo que o jovem, mais que qualquer outro, é iludido pelo materialismo. Ele está no “eye of the storm” (olho do furacão). Um DeMolay “ordinário” tem certo conforto econômico, não sofre preconceitos exacerbados e ainda por cima tem a “glória do poder” que a Ordem pode oferecer a quem tem sede dessa ilusão. Além disso, existe um ciclo vicioso: já viram o tipo de papo que rola entre os DeMolays? Moto, mulheres, bebida, bagunça, etc…. e só falam das coisas necessárias para o Capítulo como amadores natos!!

    Nós devemos nos unir e tentar melhorar a filosofia. “Muda o homem e muda-se o mundo” diz o velho ditado. Uma reformulação radical é preciso, não sabemos exatamente como e em qual área da Ordem deve atuar, mas temos de começar a pensar e agir de alguma forma. Com isso, criamos um grupo de discussão no Yahoo que está tentando puxar esta parte, convido aos irmãos e tios à participar, parar de criticar como lesos inocentes e ter a coragem de tentar ajudar a mudar:

    http://br.groups.yahoo.com/group/casa_caminho/

    Estamos esperando por vocês”

  5. Olá;
    Quem tem que se “encafifar com questões filosóficas” acerca da Ordem, são os seniores diplomados em ciencias sociais (como eu aqui) e a partir daí criarem multiplicadores até chegarem aos capítulos. Mas pelo amor de Deus, não venham palestrar sobre Sartre e outros para a garotada que mais saber de sexo, coca-cola e funk proibidão… Mas não esquentem que a maçonaria já faz isso, ao modo dela, é claro, desde agosto de 1980…
    O DeMolay era um corpo “exógeno” que ao aqui desembarcar os seus membros tentaram se adptar a ela, hoje o DM Brasil é mais uma instituição que reproduz o contexto sócio-politico nacional, tanto para o bem e quanto para o mal também. De que adianta trabalhar filosofia se o demolay quando crescer vai se filiar ao PMDB?
    Abraços fraternais

  6. Bem provocativo post … nunca teremos jovens certinhos ou perfeitinhos, nem dentro nem fora da ordem demolay…pois somos humanos. Seja o poder(para mim esse poder é ínfimo), ou quaisquer outros motivos que deviem a conduta de alguém ressalto novamente demolay ou não é o meio, emgrossando seus conhecimentos sobre fillosofia, disse Karl Marx ” homem é produto do meio em que vive”. E concordo que muitos esquecem o objetivo maior da OD e apegam-se em um status que de nada vale aqui do lado de fora, caminhando para trás! Mas, mais uma vez engrossando seus conhecimentos em filosofia, disse “Minha Avó”: Nesse mundo, meu neto, farinha pouca meu pirão primeiro!


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s