Verdade?

Prezados Irmãos do CdPQ, voltei! Desculpem a ausência. Alguns dias enfrentando o Dark Side…

A reflexão que trago hoje é sobre a verdade. O filósofo Nietzsche apresentou um conceito que me parece o melhor para verdade

“Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas”.

Realmente não há verdades absolutas, bem como não há pessoas que saibam de toda a verdade. Pois como o filósofo da citação crê, a verdade nada mais é que uma ponto de vista de um fato. E este ponto de vista é influenciado pelo tempo. Porém onde quero chegar com esse papo de verdade?

Freqüentemente na Ordem temos que encarar a verdade ou dize-la. Gostamos de encara-la? Ou de dize-la?

Estamos entre irmãos e por diversas vezes os irmãos nos pedem opiniões sobre ações que serão tomadas, como uma candidatura, uma disputa entre membros e tantas outras questões que nos aparecem eventualmente. Como agimos? Com o coração, em favor de nosso irmão e amigo. Ou então com a razão, em favor do bem da Ordem e do bem do próprio Irmão.

Esta encruzilhada nos é apresentada no nosso dia a dia. E como escolhemos agir?

Certa vez em uma festa, ouvi de uma amiga a seguinte frase: “Um pouco de mentira no relacionamento faz bem.”

Será que é só no relacionamento? Alias faz bem mesmo? Ou só adia situações complicadas no momento. Situações específicas que não sabemos lidar e vamos adiando, contando um mentira aqui ou omitindo uma opinião ali. Para que um dia finalmente a situação se resolva, geralmente da pior maneira. Ou então você omitindo novamente uma opinião para poder sair como o conciliador, amigo, pacífico.

Desde um bom tempo tenho preferido dizer a verdade, é um exercício difícil. Muitos sofrem a minha volta com isso, até aceitar a verdade, pois afinal ela doi. Mas e a mentira? E a omissão? Construiremos nossa vida em um alicerce de areia? As pessoas demoram e sempre demorarão para entender minhas ações, mas ao longo elas verão que foi o melhor.

Melhor um amigo dizendo seus defeitos que um inimigo seu. Alias que valor se dá a palavra de um inimigo? Todos nós temos defeitos, como tentar melhorar, buscar uma perfeição inatingível se não soubermos em que erramos?

“A verdade é filha do tempo, não da autoridade”. Francis Bacon

Então vamos dar tempo ao tempo e descobrir o que a vida ensina!

O Companheiro tem andado bem apreensivo e pensativo nos ultimos dias…

4 Comentários

  1. A verdade absoluta seria a união de pontos de vista, mas não há como uní-los. Pois em cada ponto de vista há uma opinião, e em cada opinião existem inúmeras experiências que levaram o indivíduo a chegar à uma conclusão que se torna sua opinião. Cada um sabe uma verdade, a própria verdade. Mas isso não quer dizer que se saiba A VERDADE.
    Acho que a mentira é má, mesmo ainda podendo ser utilizada para o bem algumas vezes. Acho que a omissão é medo, de dizer a verdade, de fazer mal, de admitir erros. A verdade, é a verdade. Doa a quem doer.

    Abraço.

  2. Irmao Companheiro..
    Como voce dise, sempre proucuramos ajuda, e quero lhe fazer uma pergunta:
    E quando nao podemos dizer a verdade?
    O que dizemos?

    Abraços fraternais.

  3. O segredo da Verdade é o seguinte: Não existem fatos, só existem histórias.

    Quando não se pode dizer a verdade, acho que se deve começar a avaliar os prejuízos (ou benefícios) de contá-la. E ainda sim, com coragem, dizê-la. Admito que ainda não me deparei com uma verdade que não pudesse dizer… não posso afirmar com clareza, mas digo que nunca me dei mal por falar a verdade, até nas piores situações.

    Abração.
    Linkei o CdPQ lá.

  4. A primeira frase do segundo comment era pra estar entre aspas, e com o nome de João Ubaldo Ribeiro entre parênteses depois dela.

    Pudera eu escrever assim.


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s