Sois DeMolay?

“Lógico! Você foi na minha iniciação! Não tá lembrado? Foi naquele dia que o MC falou que a mãe dele ia parar de reclamar, pois a gestão ia acabar”.

Cena nova pra você? Pra mim não. Infelizmente!

Em um dos Capítulos que visito, já cansei de ensaiar as formações da ritualística DeMolay. Toda iniciação, toda elevação é a mesma coisa: não sabem como fazer nada! Aí fico com aquela triste sensação nostálgica: no meu tempo os DeMolays costumavam decorar as falas e as movimentações. Conversando com um Irmão essa semana, ele foi bem Franco ao dizer que estamos fadados à extinção. E eu fiquei refletindo sobre o assunto. Se eu acho o DeMolay tão bom, por que estaríamos destinados a acabar?

Chamei um colega de faculdade pra ingressar no DeMolay e, depois de muito resistir para dizer não (tinha medo de como eu reagiria), ele negou ter interesse. Não entendi. Mas cada vez mais começo a pensar como ele parece infelizmente estar certo (maldito, maldito, maldito, mil vezes bendito) – rende outro post

1º ponto: os jovens estão cada vez mais vazios. Nossas cerimônias não são fórmulas vazias, mas se os jovens a quem elas se destinam estão cada vez mais vazios, não nos resta muitas opções para iniciação. Podemos mudar a juventude? Duvido! As revoluções culturais parecem ter se estancado após maio de 1968, a não ser por figuras que estão mais próximos de rebeldes sem causa do que para modificadores do entorno – vide ídolos do pop/rock, a exemplo de Renato Russo e Cazuza, que modificaram padrões, porém foram incapazes de mudar o forma dos jovens pensar a vida.

2º ponto: Uma organização com quase 90 anos de existência, se não se adaptar a uma série de mudanças vai realmente acabar. O próprio DeMolay International enfrenta o esvaziamento das fileiras nos EUA, com o aumento nada discreto das ofertas de consumo para os adolescentes – quando criada, a DeMolay lidava com crianças também, já que adolescente era a partir dos 14 ou até 15 anos. Se tem games diversos (sem relacionamento interpessoal), se tem opções de diversão mais solitárias, os nossos atuais colegas de classe – jovens – não se interessam por mais do mesmo que é o que temos nos tornado.

3º ponto: Essencialmente, a DeMolay pode até ser perfeita. Seus membros, como já se sabe não o são. O problema é que nem buscam ser – ou tentam. É difícil tentar colocar em prática aqueles Sete princípios que ensina a Ordem? Pelo que eu ando vendo, é impossível. Não nos entendemos internamente. Nossas instituições viraram cabide de colares. Alguns acreditam piamente que nasceram para isso, e se fecham num clubinho tão escroto que nem sabem que existe um mundo lá fora. Esquecendo dos princípios pra que fomos criados, pra que existir?

4º ponto: PUTAQUEPARIU! Idiotas que somos, olhamos para o próprio umbigo o tempo todo e nem vemos o que nos circunda. E, quando o fazemos, taxados de idiotas pelos que não são DeMolays, abandonamos os objetivos por vergonha. Quem tem vergonha não é homem. Quem tem vergonha de dizer que faz o que faz é um fraco! Se você se sente tímido ao ouvir alguém perguntando o que é DeMolay – a depender da situação – não merece estar num grupo como ele. E, por pessoas como você – e eu – o DeMolay está fadado a acabar!

O Amoroso está cada vez mais decepcionado com seus Irmãos. E com a vida. E com o Brasil. E com tudo!!!

PAREM O MUNDO! EU PRECISO DESCER!!!

8 Comentários

  1. Não desce não Amoroso!!!
    O motorista precisa de gente no trem pra poder continuar a viagem !!!

    Pensemos que: sim, a juventude [maioria] pensa hj em beber, sair, msn, divertir, orkut, galera, festchenhas! Mas ainda tem os poucos que querem ser DeMolay, e são esses poucos que nos garantem a CONTINUIDADE.
    Creio que o erro de não se decorar falar não está nos garotos dos Capítulos, mas nos líderes que não os estimulam a decorar e muito menos estudar ou sequer a ser DeMolays.
    Não há falta de DeMolays, há falta de líderes bons, que saibam a necessidade e importância em dirigir o veículo mostrando como verdadeiramente deve ser conduzido. [fica pra outro post]

    E assim, já me deram 4 anos para o FIM da Ordem DeMolay.
    Só que enquanto eu estiver vivo, ela não acabará. Pelo menos dentro de mim e no meu cotidiano.
    Eu sou otimista! Eu dou mais 102 anos para a Ordem DeMolay. Quem sabe daqui 40, 50 anos os conceitos nao mudem e eu possa dar mais uma Eternidade pela Ordem?!

    Abraços fraternais…”somos todos iguais, braços dados ou não.”

  2. Tá, temos problemas mesmo. Qual instituição não tem? Falamos de uma Ordem que tem uma estrutura geradora de certos problemas por natureza. Falamos de um país que tem disparidades imensas que também geram determinados problemas. Além disso, lidar com gente nunca foi fácil. O resultado dessa equação não poderia nem teria que ser tão diferente.

    E peraí, quem disse que a Ordem ou que os membros têm que ser perfeitos? O idealismo foi o mal do século passado, vide tantas instituições falidas e guerras pipocando cá e lá. Qual o problema da Ordem diminuir ou não incitar tanto o interesse? Acho que o resultado e as variáveis dessa já dita equação não são meramente sinais do tempo, mas parte também é espelho do que temos feito (ou não) para mudar o status quo.

    Entenda-se status quo o que quiser: a estrutura da Ordem, as leis, nossa política, quem inicia, quem não inicia… e lá vai mais um post.

    De forma geral, a insatisfação é o primeiro passo. Mostrar-se descontente já é o comço para a mudança.

    Boa sorte! Façamos nossa parte. Se os outros não têm feito, bem… que pena!

  3. Espero que este dia não chegue, ou pelo menos demore a chegar.
    Mas se um dia acontecer, não será porque a Ordem DeMolay fracassou, mas porque seremos um mundo de fracassados!

  4. Grassas ao pai celestial qui no meu capitulo não acontece isso ja passamos por varias dificuldades mais nenhum dos irmãos fraquejarão (pelomenos depois que eu fui iniciado)

  5. Em meu capitulo graças a Deus não temos esse problema tão agravado… claro q existe akeles desinteressados… naum diria nem desinteressados diria sim ocupados com escolas, vestibular e coisa boas q devemos sim priorizar… mas nas 2 ultimas gestões foram iniciados 20 demolay’s em cada uma a ultima foi semana passada com esses 20.
    abraços fraterno

  6. vou ser iniciado nesse proximo domingo(dia 28) porque este e o meu sonho e quando for iniciado vou me esforça ao maximo para q eu possa me torna um grande demolay e quem sabe um grande mestre maçon se depender de min e de outras pessoas cm eu as 7 velas, as chamas dos demolays nunca vão se apagar, a ordem de demolay vai ser eterna vamos n desistão, eu sei q e facil falar ate porque ainda n sou um demolay e ainda n vir de perto os problemas mas vamos nos esforça pois eu e vcs demolays nunca vamos deixar as 7 velas apagarem nem a ordem acaba e fiquem com DEUS

    • ola! quase 7 anos de iniciado em irmão, haha..

  7. Acorde vc está dormindo. Liderança faz a diferença. Agregue, não segregue. Entenda que não é chamando pessoas aptas que vc estará propagando o bem, sim, selecionando. Boa sorte. Sou DM e tio. Vá em frente. Enfrente


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s