Hi, Dad! I love U!

That’s right! Let’s go to English course about DeMolay.

Início de 1919. Um jovem Louis Gordon Lower perde seu pai e, amparado pela tradição maçônica em que se encontrava sua família, pede apoio ao não mais tão jovem Frank Sherman Land. Os dois, reunidos com mais 8 garotos, formam um clubinho de jovens, que apesar do pedido para que fosse restrito, é expandido pelo entusiasta da juventude Land. Em poucos anos, milhares de jovens se ajoelharam diante de um altar simbólico e juraram umas palavras bonitinhas e cheias de significado. E a Ordem DeMolay, como veio a ser batizada, saiu das terras do tio Sam e chegou às terras tupiniquins. E virou motivo de briga (esse tema eu deixo pra outro)…

Contei a breve historinha (acredito que sem tirar nem por) para lembrar de como surgiu a nossa estimada Ordem. Hoje é dia de lembrar daquele motivo que inicialmente foi o impulso do contato entre tio Land e Lower. Qual é ele? Nossos pais. E um detalhe importante, o CdPQ já cumpriu duas datas obrigatórias do DeMolay esse ano, estreamos no dia das mães e já estamos no dia dos pais.

Nos EUA, os Maçons são chamados de pais (já até falei disso em outro post). No Brasil eles viraram tios (que também não deixam de ser pais – tou repetitivo, não é?). Nós DeMolays, graças a Deus, não puxamos tanto o saco dos Maçons como as Filhas de Jó. Nossas Cerimônias, como já o dizem, não são fórmulas vazias, e servem para treinarmos para servos homens mais fortes e melhores. E, consequentemente bons pais.

Esse post vai não só em homenagem aos nossos queridos pais. Vai também para os DeMolays que já são pais. Os marinheiros de primeira viagem que anteciparam o passaporte dela. Os marinheiros que planejaram seus pimpolhos (as) e hoje sonham que cresçam para se tornarem DeMolays e Filhas de Jó.  Espero que eu consiga realizar o sonho de ver um filho meu de gravata borboleta jurando o mesmo que eu jurei.

Hi, Dads! Feliz dia dos pais pra vocês! Serei Franco sempre, mas Segundo me ensinaram hoje não é apenas um dia pro comércio ganhar dinheiro: é dia de dizer: “Pai, eu te amo! I love you!”

9 Comentários

  1. “Nós DeMolays, graças a Deus, não puxamos tanto o saco dos Maçons como as Filhas de Jó. Nossas Cerimônias, como já o dizem, não são fórmulas vazias, e servem para treinarmos para servos homens mais fortes e melhores.”

    quer dizer que nossas cerimônias são fórmulas vazias primo?
    e eu conheço muito capitulo que puxa mais saco dos tios que o meu bethel!

  2. Ahahaha…

    Bom, puxassaquismo à parte, vamos falar da real situação quanto à relação Maçons X DeMolays atualmente.
    Há vários grupos distintos, variando de Capítulo para Capítulo:
    1° – Aqueles DeMolays que fazem maioridade e logo são convidados a entrar para a maçonaria, há os demolays que se tornam maçons e os que esquecem que já o foram um dia.
    2° – Há aqueles capítulos que estão esquecidos pelos maçons, são apenas os DeMolays que os carregam. Infelizmente o patrocinio se baseia no empréstimo do tempo e olhe lá.
    3° – Há os Capítulos que podem contar com um número mínimo de maçons, 1 ou 2, os únicos que se preocupam realmente.

    Agora, são nossos tios? Claro e devemos muito respeito a eles, pois sabemos que se eles não dessem ao menos o nome das suas Lojas, não existiríamos. Mas também é hora de pensar: O que fazer para chamar a atenção de muitos maçons [TIOS] dizendo:
    _Ei, olha pra gente, estamos aqui Ô!

    Que Deus ilumine todos os Pais de nossa Pátria..e de todo mundo. Inclusive nossos tios, os próximos, e os futuramente próximos.

  3. Faltou realmente um link.. jamais quis dizer que as cerimônias Filhas de Jó são fórmulas vazias… Mil desculpas…

    Porém as cerimônias públicas de vocês que assiti faziam muito mais menção a Maçonaria do que as dos DeMolays, por isso o “puxar o saco”.

  4. Nem irei entrar no mérito de que nós todos sabemos que as públicas são diferentes das ritualísticas, e que não se conhece uma ordem por uma pública…(não estou negando a importancia dos tios, claro.)mas como eu não quero brigar e como vc Amoroso pediu desculpas…
    Desculpas aceitas afinal eu adoro meus primos! (mas não pude me conter em deixar o comentário, afinal eu sou uma leitora do blog.)
    O blog é muito bom.

    beijos

  5. comentando atrasado. Desculpa, mas é que a net não está colaborando…
    aprendí com a maçonaria e com a Ordem DeMolay que família é muito mais do que laços sanguinios. Acho que a maioria dos leitores deste blog sabe do que estou falando. Parabéns a todos os pais dessa enorme família!

  6. Essa de puxar o saco foi ótima!

    Melhor ainda foi a resposta da prima.

    As FDJ são, de longe, muito mais tolerantes que os DM. Talvez algo inerente a nartureza das fêmeas.

    Creio que há nebulosidade entre o que uma Ordem sabe da outra.

    Quem sabe um dia as duas dão as mãos e fazem esse país um lugar melhor?

    Outra coisa: já não passou da hora de ficar comparando o “dad” americano com o “pai” brasileiro? isso é passado.

    Há muito se debatia sobre essa nomenclatura. Chegou-se a conclusão que não era nem tio nem pai, mas algo meio-termo: carinhoso e respeitoso, mas sem muita intimidade.

    Aos escreventes desse blog, que tal alguns ensaios futuristas-utópicos (podem até ser malucos, pois da loucura advém a razão, e não o contrário) sobre a Ordem para daqui dez anos? Ou é melhor falar de passado, de algo inconstrutivo?

  7. Amoroso, algum duplo sentido em “mas Segundo me ensinaram” ?

    ahahaha.

    abração.

  8. Olaaa,

    adorei o blog…!
    Porem por favor da proximaa verifique suas palavras neh
    Amorosoo!
    Bjo!

  9. Meu irmão, evite expor a ordem dessa maneira, ” Nós DeMolays, graças a Deus, não puxamos tanto o saco dos Maçons como as Filhas de Jó” é uma frase inadequada para uma publicação, além de ser contra nosso ensinamentos. A ordem não tem a intenção de se aparecer, esse tipo de exposição só atrapalha.

    abraço”


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s