O maior segredo da Ordem DeMolay

Antes de qualquer coisa: este post pode parecer pessimista (a vibe negativa tá rondando o CdPQ ultimamente), mas vou tentar não sê-lo tanto.

Desde o início de nossas vidas como DeMolays, a gente aprende muitas coisas: virtudes, ensinamentos, palavras, toques, sinais… Diversos ensinamentos permanecem entre as paredes das Salas Capitulares: são os segredos, que nos unem e fundamentam a maior essência de nossa organização.

Por incrível que pareça, estes segredos não saem de nossas bocas para o mundo “profano” ouvir – por mais descuidados que possamos ser. Vejo este “cuidado” com tais ensinamentos como gratidão por parte de quem é acolhido por tantos outros com verdadeiro espírito de confiança.

Ah… Confiança. Eis a palavra. Junção da terceira, quarta e quinta virtudes, a confiança nasce de um processo. Requer convívio, paciência e a tão temida experiência. Temida, obviamente, por ser divisora de águas quando se confia em alguém: se fulano pisa na bola com você, a confiança fica abalada.

Quando somos iniciados, nossa confiança é tudo o que nos resta. Estamos a mercê de julgamentos e atitudes, sem nenhuma chance de reinvindicar direitos mínimos; na verdades, passamos por tais situações porque queremos – e nossa capacidade de confiar no desconhecido é colocada à prova.

Mas e quando a gente conhece? E quando a gente já tem anos e anos de convivívio, amizade estreitada com o passar do tempo e se considera, de verdade, algum irmão como um grande – ou melhor, em alguns casos – amigo?

A Ordem DeMolay possui lição para tudo: benefício da dúvida, tolerância, amizade… Valores mínimos que (em teoria) devemos ter para que exista um relacionamento saudável com alguém. Porém, os três pilares que permeiam a confiança – convívio, paciência e experiência – infelizmente não são adquiridos através de cerimônias bem elaboradas, mas sim com doses cavalares de tempo.

Confiando ou não, sabemos o quão valoroso é este sentimento. E o quão secreto e traiçoeiro ele pode ser. E só o equilíbrio entre razão e emoção podem dizer como, quando e em quem confiar.

*******

Sim, O Cortês é o mais desconfiado dos sete pára-quedistas e ainda assim já confiou demais e levou tinta.

About these ads

55 Comentários

  1. Minha mãe fala que amizade é igual prato. Se trincar, a gente perde a confiança e nunca mais usa do mesmo jeito.

    E confiança é aquela coisa, existe ou não.
    Não dá pra confiar 50%, nem pra desconfiar 10%.

    • verdade amizade é igual prato. Se trincar, a gente perde a confiança e nunca mais usa do mesmo jeito. gostei da frase

  2. confiança… você leva anos para consegui-la, mas basta um segundo para perde-la

  3. Maldita confiança… Porque és tão estranha? hò confiança!

    AHHAAH! XD

    Quado a amizade (amor) são realmente verdadeiros, a confiança é a prioridade… Se diz perder a confiança em alguem, diz ao mesmo tempo não ser amigo da mesma, diz não amá-la, não amá-la a ponto de poder confiar nela… Se existe isso dentro da Ordem, quem somos afinal? O clube do bolinha? Procurando brigas e tudo mais? …

    Abraços em DM
    Eron”

    • a biblia diz e ela não mente,infeliz do homen que confia em outro homen. lembre-se disso meus amigos…

      • Parceiro não somos qualquer homens somos DeMolays.

  4. Hum…
    Eu não confio em alguns Irmãos, mas nem por isso deixo de amá-los. Discordo da sua afirmação Eron “…Se diz perder a confiança em alguem, diz ao mesmo tempo não ser amigo da mesma, diz não amá-la, não amá-la a ponto de poder confiar nela” … Não procuramos brigas, apenas somos sinceros com o que pensamos das pessoas, ainda que Irmãos!

    xD~~

  5. Parabéns aos valorsos sobrinhos pela iniciativa. O assunto deve ser abordado com serenidade e prudência.

    Abraços 3x

  6. Confiança eh tudo….
    Principalmente entre DeMolays, como chamaremos de irmãos pessoas em que
    não confiamos.

    Por isso temos que fazer valer a quinta virtude cardeal de um DeMolay
    A Fidelidade

    Somente com ela que nossos irmãos sempre confiaram em nos…

    abs para todos irmãos e tios

    • a amizade é tanta que não existe segredos.kkkkkkkkkkkkkkkkkk
      esse tipo de confiança não quero pra meus filhos.
      deus deixou as arvores para da frutos.se elas não as dão , serão arvores do mal.

  7. Meu Ir”
    Bellissimo texto.

    Que Deus te abenço e paz profunda !

    Teu irmão

    Junior”

  8. muito bom a mensagem

    parabéns

    xD

    Nilson”

  9. Caros irmãos

    Sou do cap.Vila de Rondônia, nº361, venho parabenizá-los pela mensagem e principalmente pela iniciativa (realmente valoroza).

    Grande abraço a todos,

    Marcio Szesko.

  10. Geente..

    Tô em duvida.. qro entrar pra ordem.. meus amigam fikam me chamando sempre..

    Poreem.. minha mãe naum grada nein um tikiin.. =/
    Vcs naum tein nenhuma ideia do q falar com ela naum??

    xD

    Vlww Galera..!

  11. o BETIM !
    nós é brother !
    eu vou te ajudaa nisso aii !^^
    pode ter certezaa !

    abrass brother

  12. A laah..

    Vlw manoow..!
    Tenhuu q ver isso de vcs falarem com meus paiis..!

    Depoiis agente conversa..!
    Abraçãaõo..!

  13. GOSTARIA QUE VOCÊS PASSACEM O TELEFONE DE CONTATO DO VENERAVEL
    POIS MEU TIO (CARLOS NICODEMOS PINHEIRO DE LIMA ) FAZ PARTE DA
    LOJA MAÇONICA 27 DE ABRIL EM UBERABA E GOSTARIA Q EU ENTRASE NO DEMOLAY POIS TENHO 16 ANOS E MORO EM BETIM.

    ABRAÇO

    • joven, sou do estado da paraiba, e faço parte da ordem demolay caso vc ainda queira fazer parte dessa grandiosa ordem entre em contato comigo atraves do meu e-mail, mauriliodm13@hotmail.com

  14. eae meu, sou do cápitulo 592 Guardiões do Vale e gostei desse texto, é isso tudo ai mesmo…
    grande abraço a todos,
    Luiz Guilherme Faleiro

  15. confiança, o maior valor do ser humano

    marcus”

  16. Enrrolou, enrrolou e nao respondeu a pergunta.

  17. Irmão vc está 93% certo, pelo menos ao meu ver, mas concordo com vc assim msm..
    belas palavras vc está de parabéns..
    fika com Pai Celestial e q ele te dê muita felicidade te ajudando a seguir um caminho de retidão..
    by: Zeka”(M.C)gestão 2009/2010)Cap. Pricipes dos Cariris – nº750 – Camalaú – PB )

  18. kkkkkkk vao se fude seus preto bando de fdp viado sua mae de quem ta lendo grita meu nome anoie seus viadoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo asushuauhasuhsauhsahusahuuhsakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • se vc qr xingar
      xingue sua mãe palhaço!!
      se naum gostou guarde seus comentarios p/ si msm
      otario!

  19. Parabéns ao Ir” pelas bonitas palavras de mais pura verdade.

    Confesso, depois que passei a ser membro da Ordem DeMolay, passei a cultivar muitas virtudes importantes para o meu crescimento pessoal, profissional e até mesmo em meio a sociedade. Irmãos saibam todos que, estou muito contente em ler as essas palavras de verdade gritante em nossa ordem. Sou Membro do Capitulo Joana D’arc n 72 em SBC. Em qualquer lugar que eu esteja sei que posso contar com um irmão de pureza no coração, pois, nossa ordem os intrui muito bem. Que a verdade sempre prevaleça entre nós ir’s”, que a luz posta em nossos caminhos sirva para muitos dos que virão a ingressar em nossa ordem. Paz Profunda e muitos abraços fraternos a todos aqueles que cultivam a honestidade e a verdade amando ao seu ir” nos capitulos em que são membros….!
    Confesso a todos os que estão lendo as mensagens posta nesta página, que estou indignado com a falta de respeito do dito cujo que postou uma mensagem nessa mesma. Pessoa cujo caráter é de total baixo calão, é de se deduzir que o mesmo nao segue doutrina alguma se quer, porém, o perfil do sujeito não serve ao menos para coisas málignas. Peço-lhes desculpas nas palavras redigidas, mas é que nao tem como deixar algo desse tipo impune de comentarios.

    T.:F.:A.:

    • Irmao concordo plena-mente com você estas pessoas que não sabem da importância de nossa ordem, que ficam deturpado a imagem desta, não merecem o conhecimento adquirido com tanta satisfação pelos iniciados.

      D.L.L.C

  20. vc esta serticimo vc nao pode contar o grande segredo da geraçois que vem passando a geraçois a geraçois isso vcs que querem saber o segredo vc nao vou conseguir por que só fasendo para do menbros de hum demolay vcss vai ficar curiosos para saber a resposta .

  21. Parabens Ir.
    Esta de parabens, grandes artigos os seus..
    Cumprimentos em DeMolay.

  22. Alguém de voces já leu ” Os Templários “, de Piers Paul Read ? Se não, procurem
    lê-lo. Em seguida assistam ” Cruzada “, de Orlando Bloom. O livro é muito instrutivo e fala do Mestre Jacques de Molay durante os anos de 1293 a 1314. Fala da queda de Jerusalém para o Sultão Saladino e do defensor de Jerusalém. Muitos bons. Um completa o outro e nos faz ter novas idéias e novos conhecimentos.
    Respeito e abraços a todos. Estão no bom caminho .

  23. Meu namorado participa do demolay e eu sou evangélica as vezes fico meio insegura, em relação a isso por ele participar, mas nunca disse nada a ele tipo: a você vai ter que sair do demolay e tal, pelo contrário sempre respeitei. Mas meu medo é por causa dos segredos e de não saber o que se passa lá. Também muita gente já me falou coisas bizarras sobre o que acontece. Apesar de tudo isso eu acho legal e tal, pelos ensinamentos que o demolay passa em relação a comportamento, responsabilidade, respeito e tudo mas. Mas por favor me ajudem, as vezes fico meio confusa como já falei , então gostaria que vocês falassem algo para mim.
    Obrigada

  24. Aguardando resposta….

  25. Caro Ir”
    Sabemos que a confiança é algo que se conquista… se trabalha pra isso.. ter a confiança plena de alguém ou ter confiança plena em alguem.. é algo muito raro no mundo profano… mas por outro lado.. na Ordem DeMolay as coisas não são bem assim… pra começo ( e creio que fim tbm, rsrs ) de conversa. se HOJE SOU um DM” foi por que meus Ir`s tiveram plena confiança em mim para “dar continuidade ao legado”, “para ser um guardião dos segredos” … para aprender, conhecer e ser um DeMolay.

    • oque é Ir’s?

  26. Boa tarde ,
    tenho muita vontade de ingressar na ordem pelos valores e principios que aborda .
    Como eu faço isso ?
    abraços a todos !

  27. Moro no RIo de Janeiro .

  28. Questionário DeMolay Iniciático:
    Pergunta: Você é um DeMolay?
    Resposta: Fui consagrado na presença de Deus a levar uma vida pura e varonil.
    Pergunta: A que fostes consagrado?
    Resposta: As virtudes do Amor Filial, Reverencia Pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.
    Pergunta: Que o liga a fraternidade?
    Resposta: Meu Juramento.

    Questionário DeMolay Grau DeMolay:
    Pergunta: O que mais você aprendeu?
    Resposta: As lições de Lealdade e Tolerancia.
    Pergunta: De que maneira:
    Resposta: Contemplei o julgamento de Jacques DeMolay.
    Pergunta: Que o liga a fraternidade?
    Resposta: Meu Juramento.

    Abraços Fraternos, e um T.’.F.’.A.’. aos Tios MM.’.

    • Se você é DeMolay, acabou de ferir a confiança que nossa ordem investiu em você.

      • Persona non grata

  29. Aqueles que não são De Molays digo: o mundo humano pelo o que me parece,cada vez mais produz impurezas, inimigos, desonras, e a fálta de uma fé em um ser maior,então suplico, não percam tempo em querer saber as nossas atividades ocultas, pois essas atividades apenas pode ser compriendidas por um iniciádo da Ordem.Agora imploro que se preocupem com os problemas do planeta e vão atrás das ações que fazemos fora dos nossos templos que é simplesmente a filantropía ou seja ajudar os fracos reverenciar o bem e combater o mal!!! E fique aqui uma frase que usamos muito: “Não é necessario ser um De Molay para fazer o bem mas é necessário fazer o bem para ser um De Molay!!! Um abraço aos irmão e tios. Matheus Ferreira de Almeida membro do Capítulo Acácia Guairense nº167- meu contato:matheusf.almeida94@hotmail.com

  30. Poxa , gostei muito do que você disse Matheus é uma grande verdade !
    bjs

  31. adorei
    realmente confiança é td
    sem ela naum temos praticamente nd
    vlw

  32. meus caros amigos e irmaos fasso parte tambem dessa grandiosa ordem, no capitulo principes dos cariris nº750. E, realmente gostei desses videos e explicaçoes. Ok e pai celestial nos abençoe, nesses anos meridianos ! AMEM.

  33. oi meus amigos e quem sabe um dia ir. eu quero lhes diser que eu gostei muto
    dos cometario de vcs e da união de vcs e que vcs continuem assim que esse
    é o caminho certo. Eu sou Paul jackson e sou menbro do ROTARY CLUB DE SÃO JOÃO DA BARRA.

  34. Meus irmão tenho orgulho dessa nossa ordem.

    Adorei o texto. Fiquem na paz.

    Cap: União do Vale do Paraíba n°686 Itabaiana-Pb

    Symon ” Ribeiro da cruz

    saymon.ribeiro@hotmail.com

  35. Gostei do post.

    Willian”

  36. cara fui demolay por varios anos ate descobrir a realidade escondida por tras da maçonaria e da ordem demolay que nem os proprios maços e demolays sabem.Veja este link

    A moçonaria são os iluminartis atuais desfarçados e os demolays são uma preparação para isto.

  37. com todo respeito…eu soube q essa ordem ela parece q faz parte dos (iluminats) ou seja pode ser um ritual satânico… mas na verdade eu nao sei…são inumeras perguntas a respeito disso mas na verdade…qm são eles lá dentro? há um grande mistério atrás disso…..uns conseguem enchergar algumas respostas com a própria convivência no grau demolay!!!!
    essa ordem é apoiada pela maçonaria…até os próprios “demolays” afirmam isso… bem nao tou julgando nada…..é um pequeno comentário….

  38. bem sou um dm posso afirmar q nn tem nada de satanico muito pelo contrario falamos muito de deus la dentro e o profano pr engressar tem q acreditar em deus vlw ne add no msn q vou esclareser duvidas q eu puder e lucasmorais57@hotmail.com

  39. Olá Ir. sou Thiago Delgado do cap. Filhos de iram em Iranduba AM,

    gostei das palavas que dseram _+ pelo visto ainda tem bastantes pessoas que jugam antes de citá ou conhecer, essa grande Ordem.
    Abrasso aos tios e ir. de todos os Demolay…
    ass; thiaguinho delgado

  40. Cara so pra começo de conversa ,
    Os Iluminats alem de não ter nada haver com a nossa ordem , também não em nada de satanico ,
    Antes de postar aguma coisa toma cuidado pra oque for escrever não se tornar um monte de merda ….

    os Iluminats eram um grupo de cientistas que por contrariar a maxima da igrja catolica de que so mente o clero deveriam ter conhecimanto e que todo era obra de DEUS , transmou a entidade em algo demoniaco

    e com a ajuda de Dan Brown vc pode descobri isso tbm !!

  41. Prezado irmão, meu nome e Victor e tenho 25 anos, a tempos não vou as reuniões, o tempo de atividade já passou, e á vida corrida de comerciante não me deixa tempo para nada. Porem costuma bater a saudade e esse seu testo foi muito bom, gostei muito, grande abraço.

  42. Valores.essa palavra para algumas pessoas nao e um segredo.e a falta desse segredo dentro de si.esse eh o segredo que a sociedade precisa descobrir para sermos uma grande nacao. Bela mensagem,companheiro.abracos fraternais. ( desculpe me a falta de acentuacao nas palavras.estou escrevendo de um smartphone novo e nao descobri ainda(por falta de tempo) como por os acentos. Abracos aos nossos amigos da ordem demolay.

  43. Quero saber como fasso para fazer parte da ordem e o q tenho q fazer?

  44. esta ordem não é de DEUS…
    vcs só desfarçam dizendo que são bonzinhos…….
    para que mais pessoas caiam no abismo……..

  45. eu repreendo esta ordem em nome de JESUS CRISTO…..
    irmãos parem de ser cegos……
    JESUS quer salvar voçês……..
    <3


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.